Lions Taquaritinga

Lions Taquaritinga

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HOSPITAL DE OLHOS MANOEL DANTE BUSCARDI

HOSPITAL DE OLHOS LIONS “MANOEL DANTE BUSCARDI” RECEBE DO LIONS CLUBS INTERNATIONAL FOUNDATION (LCIF):
TOMÓGRAFO DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT)

O Hospital de Olhos Lions “Manoel Dante Buscardi” recebeu da Fundação Internacional de Lions Clubes (LCIF), verba destinada à modernização e melhoria do atendimento aos pacientes do Hospital, possibilitando a aquisição de um Optical Coherence Tomography  (OCT), em português: Tomógrafo de Coerência Óptica.




INFORMAÇÕES DO HOSPITAL DE OLHOS

O Hospital de Olhos Lions “Manoel Dante Buscardi” surgiu atendendo a um projeto mundial do Lions Internacional denominado Sight-First (Visão em Primeiro Lugar). A idéia central baseou-se na construção de uma unidade de tratamento oftalmológico a fim de acabar com a cegueira evitável em nossa região. A inauguração do Hospital foi no ano de 1996 através de uma parceria entre o Lions Clube de Taquaritinga e a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, responsável pela parte médica.
A UNICAMP transferiu para este novo Hospital o seu conhecimento técnico e administrativo, atendendo a consultas e cirurgias com sua equipe médica de reconhecida expertise em Oftalmologia. Em 2005, com os conhecimentos adquiridos através da parceria com a Universidade, o Lions Clube de Taquaritinga, dentro desta filosofia de profissionalismo decidiu em comum acordo com a UNICAMP seguir sozinho com a administração e manutenção do Hospital.
Tendo como principal objetivo a atenção aos mais necessitados, o Hospital desde sua inauguração atende prioritariamente pessoas carentes de diversas localidades da nossa região. Para atingimento de suas metas sociais, estabeleceu convênio com a Diretoria Regional de Saúde e o SUS permitindo o atendimento gratuito aos pacientes oriundos das cidades de: Taquaritinga, Matão, Cândido Rodrigues, Santa Ernestina, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Tabatinga, Borborema e Nova Europa.
O Hospital de Olhos de Taquaritinga tem como foco tratamentos classificados como de Média Complexidade em Oftalmologia, tais como cirurgias de catarata, estrabismo, pálpebra, tumor, glaucoma, entre outras cirurgias. Exames de biometria ultrassônica, paquimetria ultrassônica, ultrassonografia de globo ocular, retinografia colorida, angiografia, microscopia especular de córnea, campimetria computadorizada, Yag Laser, além das consultas nas diversas subespecialidades da Oftalmologia.
Hoje o Hospital de Olhos se mantém com recursos próprios, conquistados através de campanhas promovidas pelo Lions Clube de Taquaritinga, Lions Clubes e Prefeituras da região, convênios médicos, pacientes particulares e também por verbas provenientes de emendas de Deputados Federais e Estaduais junto às Secretarias Executivas do Fundo Nacional e Estadual de Saúde.
Os recursos financeiros recebidos são de fundamental importância para a manutenção de corpo clínico de grande conhecimento médico e técnico, bem com para a aquisição de lentes e medicamentos de qualidade, suprimentos e equipamentos atualizados, permitindo aos pacientes que são atendidos segurança e confiabilidade no diagnóstico e tratamento.


TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA – OCT
                          


O OCT (em inglês Optical Coherence Tomography) é um tomógrafo específico para avaliação da espessura da retina, podendo diagnosticar precocemente lesões maculares, edemas ou outras patologias da retina em estágio precoce. Conseguindo com isto, o tratamento adequado e com agilidade, diminuindo as sequelas dessas doenças, que evoluem para cegueira.
A mácula é a região da retina que permite visão de detalhes, como definição das letras, da face das pessoas, etc.. O OCT avalia se há ou não lesões nesta região, principalmente nos casos de degeneração macular relacionada à idade e nos diabéticos, trazendo uma melhor elucidação para o tratamento adequado destas patologias.
Vários pacientes com degeneração macular necessitam medicação de alto custo, porém em muitos casos o setor público nega apesar da consequente possibilidade de evolução para cegueira. O OCT é um exame específico que avalia a real necessidade da utilização deste medicamento, sendo exame obrigatório para a comprovação da doença.
No ano de 2014 foram atendidos no Hospital de Olhos 17.442 (dezessete mil quatrocentos e quarenta e dois) pacientes, sendo, 15.300 (quinze mil e trezentos) atendimentos voltados à população carente; 1.114 (um mil cento e quatorze) atendimentos conveniados e 1028 (um mil e vinte e oito) atendimentos particulares.
Do total, foram realizadas 1856 (um mil oitocentos e cinquenta e seis) cirurgias; 1.420 (um mil quatrocentos e vinte) exames e tratamento de Fotocoagulação à Laser e 14.166 (quatorze mil cento e sessenta e seis) consultas e procedimentos oftalmológicos.
Vale ressaltar que, dentre as 14.166 (quatorze mil, cento e sessenta e seis) consultas e procedimentos, 4.620 (quatro mil, seiscentas e vinte) foram consultas com Médicos Retinólogos, e, 50% (cinquenta por cento) destas, necessitam do Exame de Tomografia de Coerência Óptica - OCT.

Portanto, quando falamos em retina, o OCT pode estabelecer um diagnóstico, avaliar o curso clínico da patologia, monitorar a eficiência do tratamento, além de ter um papel importante na determinação da fisiopatogenia de algumas doenças oculares. Assim, o OCT é um exame que resulta em alta qualidade de imagem diagnóstica, revolucionando o atendimento aos pacientes.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário